Coordenador : Elaine Monteiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389868.2199.50133.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Mestres, lideranças, jovens lideranças e integrantes de 12 comunidades jongueiras do sudeste, escolas públicas e universidades localizadas nos municípios de origem das comunidades e em Niterói, comunidade acadêmica da UFF, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido pelo LABOEP (Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural), onde será realizado, em parceria com o LabErês (Laboratório de Estudos de Relações Étnico-Raciais e Subjetividades). Ambos os laboratórios se localizam no quarto andar da Faculdade de Educação da UFF, onde se concentrarão a coordenação e organização das atividades e onde serão realizadas as reuniões de equipe e os trabalhos de orientação dos bolsistas. As ações diretas do projeto com as comunidades jongueiras serão desenvolvidas em espaços da universidade, como a Faculdade de Educação e o Instituto de História e ainda de forma descentralizada nas comunidades. O trabalho com as escolas públicas de Niterói será desenvolvido somente após a finalização do trabalho com o acervo e com o site por meio de atividades de extensão, como a realização de cursos, oficinas, eventos e seminários que serão posteriormente cadastrados. Um seminário de formação docente será realizado na rede de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP por solicitação do mestre jongueiro/quilombola do município. Todo o trabalho na área de Audiovisual será desenvolvido em parceria com o LIDE (Laboratório de Imagem Documental em Educação), também da Faculdade de Educação.
Objetivo
Objetivo Geral: Estabelecer um ciclo de ações que visem a salvaguarda do bem registrado como patrimônio cultural - Jongo no Sudeste - através da criação de atividades de pesquisa, organização, sistematização e divulgação da documentação escrita e audiovisual deste inestimável patrimônio, assim como de iniciativas de valorização e promoção de jongueiras/os para dar visibilidade ao trabalho realizado, ao longo dos últimos dez anos, em parceria com comunidades jongueiras da região sudeste no programa Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. Por meio de metodologias participativas, as atividades do programa foram desenvolvidas em parceria com comunidades jongueiras, com a presença ativa de seus mestres e mestras, lideranças e jovens lideranças. Essa metodologia também precisa ser sistematizada e divulgada, pois garante que concepções e estratégias das/dos próprias/os detentoras/es com vistas à salvaguarda de seu patrimônio tornem-se a base para futuros projetos desenvolvidos com as comunidades, que tornam-se sujeitos de suas ações, fortalecem sua autoestima e encontram caminhos de inclusão, exercício da cidadania e reconhecimento entre públicos variados. Objetivos específicos: 1.Criação do acervo Jongo do Sudeste na UFF: digitalização do material de pesquisa que inclui o registro audiovisual de todas as ações desenvolvidas com comunidades jongueiras da região sudeste no período de dez anos e organização do acervo para divulgação e consulta pública (entre as ações, reuniões e encontros de jongueiros, oficinas e seminários organizados com e pelos jongueiros, festas e apresentações dos grupos, entrevistas com mestres e lideranças jongueiras). 2.Criação de novo site do programa Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu para hospedar não só o acervo audiovisual organizado como também documentos, fotos, textos, artigos, livros, materiais didáticos, história das comunidades jongueiras, reunidos na Universidade Federal Fluminense ao longo de dez anos. 3.Divulgação do acervo junto com as comunidades jongueiras integrantes do projeto em ações desenvolvidas na universidade, nas comunidades e em escolas da rede pública de ensino. 4 – Realização de oficinas para divulgação do acervo e para elaboração de atividades pedagógicas fundamentadas no patrimônio negro e nas relações étnico-raciais na escola, junto com lideranças jongueiras e com docentes, em escolas de Niterói.
Resumo
O Jongo é uma forma de expressão de matriz africana, referência em várias regiões do sudeste brasileiro, ligada a negras/os de origem bantu, cuja influência foi fundamental em nossa cultura. Em 2005, o Jongo no Sudeste foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural do Brasil. A Universidade Federal Fluminense desenvolveu, a partir do registro, inovadora experiência de salvaguarda de um patrimônio imaterial negro, o programa de extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, concebido e realizado por mais de dez anos junto com comunidades jongueiras. O programa acumulou vasto material ao longo dos de trabalho e este projeto expressa o compromisso da universidade com o compartilhamento do material com a comunidade acadêmica, com comunidades jongueiras e com escolas da Educação Básica, como forma de contribuição para o desenvolvimento de novas pesquisas e de novas ações nos campos da educação, da cultura e do patrimônio cultural. Para tanto, propõe a criação do acervo Jongo do Sudeste na UFF, com digitalização do material que inclui o registro audiovisual de todas as ações desenvolvidas com comunidades jongueiras e organização do acervo para divulgação e consulta pública (entre as ações, reuniões e encontros de jongueiros, oficinas e seminários organizados com e pelos jongueiros, festas e apresentações dos grupos, entrevistas com mestres e lideranças jongueiras). Propõe ainda a atualização do site do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu para hospedar não só o acervo audiovisual organizado como também documentos, fotos, textos, artigos, livros, materiais didáticos, história das comunidades jongueiras.